🟢 COORDENAÇÃO
Teórico do Anticolonialismo.
Autor do Manual de Anticolonialismo. Adquira aqui o livro físico
Doutor e Mestre em Geografia (UNESP) e Doutor em História (UFU). Licenciado em Geografia (UNESP).
Professor do Instituto de Geografia, de Geociências e de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Campus Santa Mônica. Tutor do grupo PET/SESu/MEC Geografia - IGESC-UFU. Editor da Revista Observatorium (http://www.seer.ufu.br/index.php/Observatorium), revista do Grupo PET Geografia.
Editor da Revista Cosmos, revista que tem como centralidade a luta antifascista e anticolonial. Também desenvolve pesquisas anticoloniais, anti-imperialistas e antifascistas para a formação docente contra toda a ciência colonizadora; assim, atua na formação docente na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) do PPGEO-UFU.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
COORDENAÇÃO
pesquisadora anticolonial
Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2024).
Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2017).
Tem especialização em Tratamento da Informação Científica e Tecnológica (1996) e em Gerenciamento Estratégico da Informação (1998). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Jataí (1994) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Formiga (1980).
Participa da Comissão de Estudo de Documentação e Comissão de Identificação e Descrição da Associação Brasileira de Normas Técnicas
Em sua tese, estudou a Coluna Prestes enquanto movimento político-social e sua relação com o nacionalismo, por meio de uma leitura geográfica. Análise, que partiu necessariamente de uma narrativa do materialismo histórico-dialético, ou seja, uma narrativa crítica na qual os processos que são construídos naquele período da história são organizados para se pensar o presente.
É bibliotecária do Setor de Referência da Biblioteca Central Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia
Conheça um pouco mais: Clique aqui
🟢 COORDENAÇÃO
Poeta, escritor e cronista.
Tem destacado por sua luta revolucionária a partir das artes, principalmente da poesia. Seus poemas são direcionados para a transformação da sociedade por meio do amor incondicional à classe trabalhadora.
Destacamos seu livro de poesia: "POEMAS DE TRINCHEIRA" e seu livro de "PELAS ESTRADAS DO VALE DO JEQUITINHONHA - CRÔNICAS DE UM MOTOCICLISTA SOLITÁRIO", o qual pode ser adquirido no site https://www.estradaepoesia.com.br/
Possui graduação em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2024). Atualmente é instrutor teórico de voo (avião). Tem experiência na área de logística, além de várias pesquisas sobre transporte aéreo, rede aérea regional e logística.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
🟢 COORDENAÇÃO
Sempre buscou a luta por um mundo mais justo para a classe trabalhadora. Sua formação e atuação sindical tem contribuído diretamente para pensar um campo de soluções e possibilidades para a classe trabalhadora.
Sua atuação como professor permite que as críticas à sociedade formem pessoas mais éticas, empáticas, reflexivas e revolucionárias.
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), com concentração em Sociologia e Antropologia. Graduação em Ciências Sociais(Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Professor Substituto do Magistério Superior na Universidade Federal de Uberlândia entre 2022 e 2024; Professor de Sociologia da rede Estadual de Minas Gerais em 2021-2022; Professor de Sociologia da rede Estadual de Minas Gerais em 2015-2016.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
🟢 COORDENAÇÃO
Poeta, escritor e professor.
Dedica sua vida para que a sociedade seja transformada pela educação. Desenvolve inúmeras atividades na área educacional e colabora diretamente para a edificação de valores e práticas pedagógicas que tenham como centralidade o ser humano na sua integridade.
Todo seu cabedal teórico é voltado para uma análise crítica e transformadora da sociedade por meio da escola. Uma escola democrática, que tem como meta a ampliação dos direitos humanos e da classe trabalhadora.
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. É graduado em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico; Supervisão, Inspeção e Orientação pela Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia (UNIPAC), mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC (2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação - FACED (2015). Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2016). Atuou como Professor de Sociologia nas Redes Pública e Privada. Estudioso dos temas: hegemonia, reformas educacionais, educação pública e neoliberalismo, sistema político e democracia burguesa. Dedicando-se atualmente ao estudo do direito, trabalho e educação em especial a efetivação do direito social à educação ou não, por meio da nova lei do Ensino Médio .
Conheça um pouco mais: Clique aqui
🟢 PESQUISADORAS E PESQUISADORES DO ANTICOLONIALISMO
pesquisador anticolonial
Possui licenciatura (2017), bacharelado (2018) e mestrado (2020) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como professor de Geografia na EMEF Domingos Angerami da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto (2019).
Atualmente é Geógrafo na Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve trabalhos fundamentais quanto a extensão na relação positiva entre a socieade e a universidade. Seu trabalho permite aperfeiçoar a relação com a comunidade e ao mesmo tempo melhorar a universidade no compromisso direto com a transformação da realidade.
Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisadora anticolonial
Mestra em Geografia (PPGEO) pela Universidade Federal de Uberlândia com bolsa pela FAPEMIG. Possui graduação em Geografia - Licenciatura IG/UFU (2020) e Bacharelado IG/UFU (2021) pela mesma universidade.
No mestrado sua pesquisa teve como título "O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI".
A pesquisa desenvolvida tem como propósito central discutir como se dá o processo de construção da escola no Brasil até o projeto neoliberal de educação que vivenciamos, para compreender se os programas institucionais de incentivo à docência oferecidos pelo ensino superior, dentre tais o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e o programa Residência Pedagógica se fundamentam como parte ou ruptura de um projeto de formação docente e de educação neoliberal, e como o ensino de geografia dispõe a ciência geográfica nesses parâmetros.
Atualmente é doutoranda no PPGEO-UFU.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e mestre pela mesma instituição.
Atualmente é professor efetivo de Geografia na rede estadual de educação e da rede municipal ambos em Uberlândia-MG.
A pesquisa do mestrado teve como centralidade "Análise anticolonialista do livro didático de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental" busca analisar os livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental partindo das categorias de lugar e paisagem, identificando as correntes geográficas e como estas tratam das referidas categorias, e o quanto elas permitem uma intervenção e transformação da realidade vivida por alunos e alunos de diferentes contextos.
Conheça mais um pouco: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Doutorando no Programa de Pós Graduação no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia(2023), graduado em Geografia, graduado em Pedagogia e pós-graduado em Ciências da Religião. Editor da revista Observatorium - Revista Eletrônica de Geografia (ISSN 1984-4891), desde 2025, Editor da revista Cosmos - Revista Eletônica de Geografia (ISSN 1679-0650), desde 2024. Atualmente integrante e pesquisador do Núcleo Teoria Anticolonial (Grupo de pesquisa/CNPq). Professor da Educação Básica no Estado de Minas Gerais.
Conheça mais um pouco: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Crescido na periferia do Estado de São Paulo, sua identidade como educador e pesquisador foi forjada na linha de frente das Ocupações das Escolas de São Paulo em 2015. Foi nesse cenário de resistência e luta coletiva que consolidou sua escolha pela docência, compreendendo a sala de aula como um espaço fundamental de transformação e emancipação da classe trabalhadora.
Sua atuação busca integrar o rigor da pesquisa acadêmica à defesa de um horizonte transformador para a classe trabalhadora. Através da prática pedagógica, foca na formação de sujeitos éticos e reflexivos, capazes de realizar uma leitura crítica das estruturas que moldam a sociedade brasileira.
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é mestrando em Geografia pela mesma instituição. Sua produção intelectual e profissional concentra-se na análise das relações de poder, território e memória, com ênfase em:
* Geografia e História Anticolonial: Estudos sobre a formação sociohistórica do Brasil, com foco na resistência política, trajetórias revolucionárias e a luta armada pós-1964.
* Educação e Relações Étnico-Raciais: Investigação sobre a aplicação da Lei 10.639/03 e o papel do ensino de Geografia no combate ao racismo estrutural.
* Educação Inclusiva: Experiência no acompanhamento de alunos neurodivergentes, reafirmando o compromisso com uma educação pública democrática e acolhedora.
Atualmente, integra o Núcleo Teoria Anticolonial (UFU), onde desenvolve pesquisas que buscam tensionar as heranças coloniais no pensamento geográfico e construir caminhos para a soberania dos povos e a transformação do território.
Conheça mais um pouco: Clique aqui
Graduado em Licenciatura em Geografia pelo IFPA - Campus Belém (2014). Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural UFPA (2017). Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Pará, atuando no município de Capitão Poço.
Atualmente desenvolve a pesquisa "SAMORA MACHEL E O ENSINO DE GEOGRAFIA ANTICOLONIAL NO BRASIL NO SÉCULO XXI" que tem como objetivo trazer para o debate o teórico e revolucionário moçambicano Samora Machel e sua influência para uma educação anticolonial.
Conheça um pouco mais: Clique aqui.
pesquisadora anticolonial
Possuo graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente sou professora de geografia na Escola Estadual Lourdes de Carvalho. Tenho experiência na área de ensino de Geografia (ensino fundamental, médio e superior), além de ter realizado diversos trabalhos e pesquisas nas áreas de Geomorfologia, Cartografia, Geoprocessamento, análise e diagnóstico ambiental.
pesquisadora anticolonial
Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - PPGGEO/UFU. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe - PPGEO/UFS (2016). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013).
Sua tese parte das práticas pedagógicas anticoloniais no currículo do ensino de Geografia em escolas quilombolas alagoanas". O estudo foi direcionado para a análise do processo de construção das identidades étnico-raciais em escolas quilombolas alagoanas, na perspectiva de pensar, a partir delas, os caminhos para a proposição de práticas pedagógicas decoloniais no currículo do ensino de Geografia.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.
Teve suas pesquisas na graduação direcionadas para a construção de uma linguagem lúdica para o trabalho didático na Geografia Escolar. Sua pesquisa mais recente "HISTÓRIAS EM QUADRINHO, GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS ALTERNATIVAS" tem como objetivo ressaltar como as HQs através do lúdico podem contribuir para o ensino de geografia e a compreensão de seus temas.
Atualmente é mestrado do PPGEO-UFU.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Licenciado e Bacharelado no curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestrado e Doutorado no PPGEO/UFU na área de Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia. Realiza pesquisas com o enfoque da Teoria Anticolonialista dentro do campo da Geografia Política, Ensino em Geografia e Ciências Políticas.
O doutorado teve como centralidade o tema: "Formação Docente em Geografia: Epistemologia e Estética Anticolonial". A tese parte da análise da estética Anticolonial no Ensino de Geografia e sua vinculação a formação de professores e professoras; assim, o objetivo é construir uma crítica anticolonial e uma estética anticolonial na Geografia, que dê concretude a realidade do colonizado, mas de forma positiva, democrática, e revolucionária.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisadora anticolonial
Doutora em Geografia (2024) pela linha de pesquisa em Educação Geográfica e Representações Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU), onde também foi bolsista CAPES (2022-2024). Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo Teoria Anticolonial (2022- atual). Mestra em Geografia através do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO/UFU) com linha de pesquisa sobre a produção do espaço rural e urbano (2020). Tem curso de aperfeiçoamento em Assistente Administrativo (2020) pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM/MG).Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/DF (2016). Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano/SP (2014). Especialista em Adolescência e Juventude pela Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (2013). Especialista em Direito e Inteligência no Combate ao Crime Organizado e ao Terrorismo pela Universidade Católica de Brasília (2012). Graduada em Ciências Sociais através da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo (2016). Tecnóloga em Segurança e Ordem Pública pela Escola de Humanidades e Direito da Universidade Católica de Brasília (2010).Graduada em Geografia (2021) e em Filosofia (2024) pelo Centro Universitário Uninter/PR. Graduada (Bacharela) em Direito (2022) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/MG). Possui diferentes cursos de formação complementar pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Escola de Governo do Senado Federal), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de diferentes seccionais e cursos de aperfeiçoamento pela Academia Nacional de Polícia ligada ao Departamento de Polícia Federal (ANP/DPF cidadã).Possui experiência na área educacional e de assessoria pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, criminalidade, direitos humanos, ensino das ciências humanas, feminismos, geografia anticolonial, geografia urbana, gênero e raça, segurança pública, violência urbana, sexualidade e sociologia jurídica. Atualmente é professora da educação básica atuando na área de ciências humanas e sociais aplicadas, tanto na rede pública quanto privada de ensino. Escritora anticolonial, antifascista, antirracista..
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisadora anticolonial
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, licenciatura (2011) ,bacharelado (2013) , Especialização em Ensino de Geografia para as séries iniciais do ensino fundamental (2014), Especialização em Coordenação Pedagógica (2015) , Mestrado em Geografia (2017) Graduação em Pedagogia (2019). Atualmente trabalha como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Uberlândia, e cursa doutorado em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia.
A pesquisa de doutorado foi "POR UMA GEOGRAFIA ANTICOLONIAL: A LITERATURA ESCRITA POR MULHERES NEGRAS COMO FONTE CIENTÍFICA NA REESTRUTURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE". Esta pesquisa tem como intuito contribuir na formação docente em Geografia sob uma perspectiva anticolonial, por meio da literatura escrita por mulheres negras tais como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Nilma Lino Gomes, Maria Firmina dos Reis entre outras. A relevância deste trabalho consiste no empreendimento à luta antirracista, antimachista, antifascista e às opressões de forma geral existentes na sociedade tendo como princípio a educação anticolonial.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisadora anticolonial
Graduada em Geografia, na modalidade de Licenciatura, na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação Geográfica e Representações Sociais.
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED-UFU
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisadora anticolonial
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2017) e mestra pela mesma instituição. É Professora de Geografia da Escola Estadual professora Juvenília Ferreira dos Santos.
No mestrado sua pesquisa partiu da temática "Geografia, religião e política: O cristianismo na organização política do Espaço". A pesquisa pretende identificar as principais implicações da crescente atuação de grupos cristãos evangélicos na organização do espaço político brasileiro contemporâneo.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.
Foi petiano do Grupo PET MEC Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia
Tem seu foco de estudo direcionada para a metodologias cientifica, dialética idealista objetivo e materialismo dialético. Atualmente em construção na pesquisa de título “A FORMAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS NOS PLANOS ESTUDOS TUTORADOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS: ANÁLISES E CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS”, realizada no PROINTER, e “A IMAGEM DO BRASILEIRO NO ABAPORU: O EM-SI E PARA-SI ANTROPOFÁGICO”
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Escritor, cronista, poeta e professor. Tem usado sempre sua criatividade para compor temas, histórias e narrativas voltadas para a consolidação da transformação de um mundo efetivamente livre, plural e democrático por meio do ensino de Geografia.
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, instituição que efetuou trabalhos e estudos quanto aos mapas mentais e a memória urbana.
Também é especialista em "Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação" pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, no qual consolidou suas pesquisas sobre tecnologias ligadas à inclusão e softwares livres.
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia com a dissertação: "Geografia e software livre: uma análise crítica sobre uso por professores como ferramenta pedagógica - o caso de Uberlândia -MG".
Atualmente é Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia pesquisando a inteligência Artificial Generativa na educação e no ensino de Geografia, Inclusão escolar, metodologias ativas, tecnologias digitais na educação e Geografia Anticolonial.
Conheça um pouco mais: Clique aqui
pesquisador anticolonial
Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso. Licenciado e Bacharel em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Geografia na Unesp - Rio Claro. Doutorando em Geografia no PPGEO/UFU e membro do Núcleo Teoria Anticolonial.
Já realizou pesquisas sobre o mercado terras no setor sucroenergético e suas implicações territoriais, bem como sobre o setor automobilístico brasileiro no século XXI em sua relação com o Estado brasileiro e os fatores locacionais da indústria, a partir da implantação da implantação da fábrica da BMW em Araquari (SC).
Atualmente pesquisa o papel da privatização da educação no aprofundamento do capitalismo neoliberal brasileiro.
Além de pesquisas no campo educacional e da geografia escolar, tem interesse em geografia econômica e economia política.
Conheça um pouco mais: Clique aqui