Disciplinas PPGEO

ministradas pelo Prof. Tulio Barbosa


Simone de Beauvoir, Sartre e Che no Banco Nacional de Cuba. Foto: Alberto Korda.  Ano 1960.

Disciplina: TEORIA DO CONHECIMENTO ANTICOLONIAL E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 

EMENTA DO PROGRAMA 

Imperialismo e colonialismo. A Luta Contra o Racismo. A História do Racismo no Brasil. A História da Escravidão no século XIX. A Ideologia do Racismo na Ciência e na Escola Brasileira. Teoria do Conhecimento Anticolonial. Verdade e Realidade anticolonial. História e Memória do Continente Africano nos Processos de Colonização e Descolonização. Espacialização do Imperialismo no Tempo Presente. História e Memória do Ensino de Geografia. Diferentes Tipos de Conhecimentos e a Cultura Marginal. Múltiplas Linguagens e Ensino de Geografia para as Questões Étnico-Raciais. Formação Anticolonial de Professores de Geografia. Por uma Geografia Anti-imperialista. Direitos Humanos no Brasil. 

Aula 01 - Imperialismo e colonialismo

Objetivo da aula: compreender os mecanismos de controle colonialistas pelo imperialismo e como os mesmos organizam o sentido da própria existência humana por meio das questões estruturais e superestruturais, fomentando uma ideologia da produção e da lógica da exclusão.

Justificativas: pensar as questões estruturais e superestruturais pelo processo contínuo da colonização e sua face imperialista atual é fundamental para entender como as organizações políticas e institucionais brasileiras tomam forma e função; assim, os pactos de poder entre as estruturas agrárias conservadoras chamada de agronegócio, a indústria nacional e o setor de comércio tem imbricado permanentemente à estrutura escravocrata ainda vigente na sociedade brasileira. A questão principal é como todo um país tem sua organização política, econômica, social, cultural e tecnológica atrelada aos valores escravocratas, já que em nenhum momento da História nacional houve uma preocupação real em promover um país para além da exploração de seu povo e de sua natureza.

Textos trabalhados: Textos Aula 1